10 grandes matemáticos que mudaram o mundo !

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, em homenagem a Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César Mello e Souza, notório matemático, escritor e educador brasileiro. Malba Tahanfoi um dos maiores divulgadores da matemática do Brasil.
Em homenagem a esse dia, fizemos um resumo da história de 10 matemáticos que mudaram o mundo, além desses que citamos, ainda existem outros como: Henri Poincaré, Euclides, Leonardo Fibonacci, Hipátia de Alexandria, entre outros(a).

1. Albert Einstein(1879-1955) Foi um dos maiores físicos da história e suas contribuições mudaram o paradigma da ciência do século XX, ele desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia, E = mc² — que foi chamada de “a equação mais famosa do mundo” —, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 “por suas contribuições à física teórica” e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

2. Pitágoras (582 – 497 a. C.) Foi um matemático e filósofo grego. Autor do “Teorema de Pitágoras”: “Em um triangulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos”, ou seja: a2 = b2 + c2.
Desenvolveu trabalhos na área da filosofia, música, moral, geografia e medicina.

3. Arquimedes (287 – 212 a.C.) Foi um inventor, físico e matemático grego, Arquimedes deu grandes contribuições para o mundo. Tendo criado o conceito de “gravidade específica”, sua descoberta ficou consagrada como o Princípio de Arquimedes.

Em termos de invenções, o matemático também criou o Parafuso de Arquimedes e a alavanca (um instrumento de guerra que possibilitava cargas pesadas serem levantadas).

4. Cláudio Ptolomeu (100 – 168) Além de matemático, Ptolomeu foi um importante cientista grego que deixou uma série de escritos sobre o Universo que vigoraram durante séculos a fio.
A obra principal de Ptolomeu é A grande síntese, geralmente citada com o título da tradução árabe: Almagesto. Nesse livro, o cientista adota o sistema geocêntrico: a Terra encontra-se no centro do universo, e em torno dela giram Mercúrio, Lua, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
Ptolomeu também chegou a conclusão, através dos seus cálculos, que a Terra era redonda, contrariando toda a tradição que afirmava que a terra era plana.

5.Carl Friedrich Gauss(1777-1855) Considerado o “príncipe dos matemáticos”, ele contribuiu para as mais diversas áreas deste campo, incluindo a Teoria dos Números.
Desenvolveu o método dos mínimos quadrados em 1812 que, aplicado na resolução das distribuições de probabilidade nos campos da mecânica, estatística e economia, e na abordagem da forma das superfícies curvas mediante expressões matemáticas, permitiu-lhe determinar pela primeira vez o tamanho e forma aproximados da Terra. Em 1833 com a ajuda de Weber construiu o primeiro telégrafo o qual só foi usado entre a sua casa e o observatório de Göttingen.

No campo da Estatística, Gauss é famoso pela descoberta da distribuição normal, também conhecida pela distribuição Gaussiana, que trata da distribuição de certos valores ao longo de uma curva em forma de sino (contribuição extremamente valiosa no campo da estatística).
Gauss foi nomeado membro da Royal Society em 1804 e recebeu Medalha de Copley em 1838. Publicou várias obras entre as quais Theoria motus corporum coelestium in sectionibus conicis Solem ambientium em 1809; Methodus nova integralium valores per approximationem inveniendi em 1816; Theoria combinationis observationum erroribus minimis obnoxiae em 1823.

6. Galileu Galilei (1564 – 1642) Fundamentou a tese heliocêntrica de Copérnico e fez uma série de descobertas que mudaram o rumo da ciência.
Ele também foi o responsável por descobrir e enunciar as leis do movimento pendular. Também inventou o termômetro, descobriu os anéis de Saturno e formulou a seguinte lei (contrariando Aristóteles): “Dois corpos, caindo a uma só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante, apesar da diferença de peso. ”

7. René Descartes (1596-1650)  Realizou diversos trabalhos na área da filosofia, ciências e matemática. Relacionou a álgebra com a geometria, fato que fez surgir a geometria analítica e o sistema de coordenadas, conhecido hoje como “Plano Cartesiano”.
Aperfeiçoou a álgebra, sugerindo notações mais simples, fez diversas descobertas no terreno da física e criou a teoria das refrações da luz através das lentes.

8. Blaise Pascal (1623 – 1662)  Foi um misto de matemático, físico e teólogo. Aos apenas 16 anos, já louco por matemática, redigiu o Ensaio sobre a cônicas.
Durante a adolescência fez uma série de pesquisas na área da física e inventou uma máquina de calcular (a criação do matemático é considerada a primeira calculadora manual do mundo!).
Mais tarde escreveu sobre a pressão atmosférica, sobre o vácuo, criou a prensa hidráulica e a seringa além de ter melhorado o barômetro de Torricelli. Pascal é também uma figura incontornável no campo da teoria da probabilidade e do que viria a ser a estatística.

9.Isaac Newton (1643 – 1727) Além de matemático, o inglês Isaac Newton foi também físico e astrônomo.O cientista foi responsável pela descoberta da lei fundamental da gravitação. Lembra da famosa história da maçã que caiu da árvore? Teria sido ela que motivou a pergunta “Mas por que a maçã caiu?”, instigando Isaac a pesquisar a fundo a questão da gravidade.
Newton também formulou as leis básicas da mecânica e inventou métodos de cálculo diferencial e integral.

10. Leonhard Euler (1707 – 1783) Entre suas contribuições mais conhecidas na matemática moderna estão: a introdução da função gama, a analogia entre o cálculo infinitesimal e o cálculo das diferenças finitas, quando discutiu minunciosamente todos os aspectos formais do Cálculo Diferencial e Integral, da época.
Foi o primeiro matemático a trabalhar com as funções seno e cosseno. Em 1760, iniciou o estudo das linhas de curvatura e começou a desenvolver um novo ramo da matemática denominado Geometria Diferencial.
Uma de suas maiores realizações foi o desenvolvimento do método dos algoritmos com o qual conseguiu, por exemplo, fazer a previsão das fases da lua, com a finalidade de obter informações para a elaboração de tabelas para ajudar o sistema de navegação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:
https://www.uc.pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
https://www.ebiografia.com/https://
horadafacul.vestibulares.com.br/
https://www.infoescola.com/
https://brasilescola.uol.com.br/

Home

Adicione seus pensamentos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *